quarta-feira

GIL ELVGREN - O artista das Pin-Up


Nascido em 15 de março de 1914, falecido em 19 de fevereiro de 1980, pintor norte americano conhecido por pintar as Pin-Up
Considerado por muitos por ser um artista meramente comercial, hoje é considerado um dos maiores artistas na arte de criar as famosas Pin-Up na década de 40 ( as imagens eram penduradas em locais que normalmente circulavam somente homens, como borracharias e quartéis ).

Uma Pin-Up é uma mulher que jamais seria vulgar, apenas convidativa, insinuante, dissimulada.
É uma mistura de sensualidade e inocência. Imagens asseguradas pelos sofisticados traços provenientes da art-nouveau eram representadas vestidas em peças de roupa que valorizavam seus corpos de curvas sinuosas, deixando sutilmente a mostra pernas torneadas e cinturas definidas. Eram retratadas em situações do cotidiano, com "caras e bocas" ingênuas. As imagens tinham um acabamento bastante realista, levando uma geração de homens a loucura. Podemos dizer que elas mostravam sem mostrar.
Naquela época ocorria um tabu em relação ao nu, e também com mulheres que ousavam enfrentar grandes pré-conceitos.
As Pin-Up, não eram mulheres de verdade. Eram criadas para provocar a fantasia masculina, eram figuras idealizadas.
Marilyn Monroe é um bom exemplo, sendo estigmatizada como a loira "burrinha", ingênua e sexy.
Isso começou quando fez fotos nuas que acabaram por se transformar em calendários, e cartas de baralho que foram reproduzidas por todo o mundo. Um ícone das imagens," uma Pin-Up era uma mulher para se admirar, jamais para se casar".
Gil Elvgren começou a ilustrar Pin-Up na década de 30, e por 40 anos fez a fantasia masculina viajar. A fama de ser um artista meramente comercial deve-se ao fato de que a maioria de seus desenhos eram criados para ilustra campanhas publicitarias, como as propagandas da Coca-Cola.
Fica aqui a nossa admiração pelo trabalho criado, mostrando que uma mulher pode ser sensual sem ser vulgar.


Fonte: VIERS/EINS

Um comentário:

Mimo Chic disse...

Adoramos a visita,lindo blog!
seguimos!!!
bj
Lulu & Sol